caro cultura

FAQ sobre a Noruega

07:19Carla Ribeiro


As perguntas mais frequentes até agora foram:

1. As pessoas aí falam inglês umas com as outras ou só norueguês?
Depende. Os noruegueses só conversam entre si em norueguês. Até quando os estudantes internacionais estão por perto, eles têm dificuldade de conversar em inglês um com o outro pra gente entender. Minhas aulas são em inglês, mas se um estudante norueguês não entender alguma coisa, o professor geralmente explica pra ele em norueguês.

2. As pessoas se incomodam se você falar em inglês com elas?
Não. Todo mundo fala inglês aqui e eles sempre acham que o inglês dele é ruim, mas não é! Eles, às vezes, demoram pra encontrar a palavra que querem usar em inglês, mas os noruegueses geralmente são que nem a Sasha, alfabetizados em inglês  haha E em norueguês, é claro.

3. O custo de vida é tão caro quanto na Inglaterra (Londres)?
Não. É mais caro ainda! Meu namorado é inglês e, quando ele vem pra cá, reclama do preço de tudo mesmo pagando em libras. Mas caro mesmo aqui é só comida, principalmente carne... O resto é caro normal, como na Inglaterra.

4. As pessoas aí são muito preconceituosas com estrangeiro?
De jeito nenhum! Eu não sei dizer com certeza com relação a muçulmanos porque, infelizmente, a Europa está sendo tomada por uma onda xenofóbica recentemente contra os islâmicos, mas pra gente que é brasileiro ainda está tranquilo.

5. É fácil encontrar trabalho na minha área se eu não falar norueguês?
Olha, aí vai depender muito de qual é a sua área. Eu sei que aqui eles aceitam muito engenheiro que só fala inglês, mas as outras profissões eu não sei. Seria bom se você fosse no site Finn e colocasse ali naquele espacinho qual é a vaga que você procura. Pra facilitar, traduz pra norueguês no Google Translator antes e depois joga lá e vê se tem alguém oferecendo emprego sem exigir a língua. A dica é você traduzir a página inteira pra inglês com ajuda do Google e ir lendo.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidos

Flickr Images

Formulário de contato