Caminho Conflito

Um texto para quem está em cima do muro

07:39Carla Ribeiro


AVISOTodos os posts sobre "Vida Cristã" serão publicados na quinta-feira. Os Meus Babados e sobre Intercâmbio devem sair na segunda-feira. Caso você não se identifique com postagens cristãs e relacionadas a Deus, não tem problema! Volta aqui toda segundona e a gente continua nosso papo de mochileiro, beleza? 

Fala, vaso e vasa!

Eu contei pra vocês lá no meu primeiro post que nasci no evangelho e acabei decidindo sair quando tinha uns catorze anos e agora, depois de velha, foi que eu comecei a reparar que não sou a bala que matou Kennedy e que vários outros amigos meus (e amigas) passam por essa situação quando chegam a uma certa idade.

Conheço várias pessoas que cresceram no evangelho, mas se sentindo reprimidas e alheias à sociedade até que, em certo momento, resolveram que precisavam viver a vida real e decidir por si mesmas se acreditam nisso tudo. Pessoas que um dia foram criancinhas super de Jesus, pré-adolescentes focados nas coisas da igreja e de Deus, mas que em algum momento da adolescência subiram no muro entre ser frio e ser quente. Sendo que o lado frio, de lá de cima do muro, parece a Europa e vem com Londres, café e Beatles. O lado quente parece Salvador mil grau dentro de um ônibus lotado com destino à estação da Lapa.

O que eu quero dizer com essas analogias terríveis é que, de cima do muro, esses adolescentes (ou jovens para os late bloomers) acham "o mundo" mega convidativo com altas baladas, galera de mente mais aberta, gente bonita e que não enche o saco e, principalmente, sem a preocupação de que Deus está ali na pegada Big Brother vigiando tooooodos os seus passos e anotando num caderninho pra passar no telão do juízo final. Eu sei como é, já estive seguindo por essa mesma linha de raciocínio.


E o que eu tenho pra dizer é um pouco forte até e demorei mais de um mês pra trazer essa metade que vem agora do texto, mas eu preciso que você saiba que existem duas opções pra você, caso você esteja em cima desse muro, praticamente decidido a se jogar nesse mundão e ser vidaloka.

a) Você vai sair e ter problemas

Por mais doido que pareça, essa é provavelmente a melhor opção. Deixar de viver a vontade de Deus porque você cansou ou começou a ter dúvidas e, por esse motivo, sentir pesar a mão de Deus, significa que TCHARAM!! você é filho dEle. Você é lavado, redimido e comprado com alto preço e vai ser corrigido como tal e trazido de volta à presença do Pai pra continuar vivendo um vida de renúncia e santidade.

Alelóias
Pra gente não ficar só no que eu acho, lembra aí um pouquinho da vida de Davi e das paradas sinistríssimas que rolaram com ele quando ele adulterou com Bate-Seba e matou Urias achando que isso ia se sair de boa. No começo estava tudo suave e ele nem tinha se tocado que estava em pecado porque, como diz minha mãe, o pecado é porca na garganta*. Mas aí vem o profeta Natã falar com ele e conta aquela historinha das ovelhas que é mais ou menos assim:

Magina que tem um homem rico com várias ovelhas e um homem pobre só com uma ovelha, coitado, daí o homem rico resolve que tá com fome e vai lá e mata a única ovelha que o pobre tinha. Davi ficou passado com a história, sem perceber que Natã estava sagazmente falando dele mesmo, né? Foi então que Natã abriu o jogo dizendo que o cara rico era ele e tal e Davi ficou triste, escreveu vários salmos deprê como por exemplo o 51 que é de partir o coração.


Só que mesmo Deus aceitando o arrependimento dele e tal, essa pisada de bola feia que ele deu teve tantas consequências tristes na vida de todo mundo que eu nem sei todas de cor e fui pesquisar no Google pra você ver o tamanho do problema. Ó:

1. O filho dele com Bate-Seba morreu. (Samuel 12:18)
2. O primogênito dos filhos de Davi [que seria o próximo rei], chamado Amnon, estuprou sua irmã, a filha de Davi chamada Tamar. (2 Samuel 13:1-14)
3. Outro filho de Davi chamado Absalão mata seu irmão Amnon. (2 Samuel 13: 23-32)
4. Esse mesmo coisinho Absalão persegue Davi, com o intuito de tomar seu reinado. (2 Samuel 15 em diante)
5. Absalão [agaaaain] teve relação sexual com as mulheres do pai em praça pública. (2 Samuel 16:22)
6. Absalão finalmente é morto e Davi lamenta a morte do terceiro filho [contando o baby de Bate-Seba]. (2 Samuel 18:9-33)

A bíblia também é bem clara em Hebreus 12 quando diz que o Senhor corrige a todos que chama por filhos. Ou seeeeja, se você é filho de Deus (salvo e servo) e, do nada, decidiu que quer largar a cruz e seguir a você mesmo, tomando decisões na vida como quem ignora a existência de um Deus verdadeiro de amor e também de correção e justiça: prepara o lombo, amado!! Deus não brinca com correção de filho, não!

Mas essa opção ainda nem é a que deve te deixar pensativo porque é claro que o completo oposto pode acontecer e esse completo oposto é o seguinte:

b) Você vai sair e ficar de boa

É, pois é. Você vai bem lindamente sair da presença de Deus e nadinha de nada vai acontecer. Não estou falando de sair do templo enquanto quatro paredes porque todos os meus leitores já sabem a diferença entre estar indo pra igreja e estar servindo a Deus de verdade, né? Eu tô falando de você que escolheu ser frio quando estava lá em cima do murinho e sair fazendo tudo que desse na telha e agora tá aí sendo mega feliz e curtindo bastante.

Sim, você mesmo
Sabe o que a Bíblia diz sobre isso?


"Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos."
Hebreus 12:8


Ai, Carla, para, que horror! Só porque eu estou feliz vivendo a minha vida isso quer dizer que eu não sou salvo e nunca fui? Bem, a minha resposta é que eu não tive acesso exclusivo ao Livro da Vida, então não posso te dar certeza absoluta de que você não é salvo, mas a Palavra de Deus diz que aquele que perseverar até o fim será salvo. Também diz que uma árvore boa não dá maus frutos e que nós conheceremos a árvore por seus frutos. Mais pro finalzinho da Bíblia, João diz em sua primeira carta que todo aquele que é nascido de Deus não continua na prática do pecado.

É válido frisar que ele não tá falando de pecar uma vez ou lutar contra aquele pecado que você vive tentando abandonar, mas vez ou outra cai de novo. Todos pecamos e não estamos livres da presença do pecado, né? Ele está falando sobre decidir ignorar completamente a vontade de Deus e pecar deliberadamente, só porque deu na telha de fazer certa coisa e você não tá nem aí.

Tiago também diz em sua carta que, se você crê que só existe um Deus, mas não tem nenhum respeito por ele, você está agindo pior que os demônios (que creem e estremecem!!!). Cá entre nós, eu acredito que provavelmente é melhor ser um ignorante completo da verdade de Cristo ou alguém que não conhece ou não acredita do que ser uma pessoa que entende a salvação que existe em Jesus e decide que precisa dar um tempo. Sabe porquê? Porque...

"(...)Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda."


Mateus 7:19-27


Agora se você já está no mundão e não quer voltar pra igreja porque sentia que a religião, as obrigações e os costumes não estavam deixando você respirar e a coisa tava ficando pesada demais, a minha sugestão é tentar conhecer o Deus que existe para além da sua antiga igreja ou religião. Peça a Ele duas coisas:

1. que te dê vontade de buscar a Ele
2. que aumente a sua fé

E então tenha a honestidade intelectual de deixar Deus falar com você. Ao invés de se afogar em estudos filosóficos, sociológicos e antropológicos que tentam provar que ele não existe, leia quais são os argumentos de pessoas inteligentes que compreenderam a verdade do evangelho. É difícil de achar o material dessas pessoas em português, mas eu posso dar duas dicas: Voltemos ao Evangelho e Monergismo (que, no momento, está em manutenção).

O primeiro site eu não conheço muito, sigo mais as páginas dele no Facebook e o segundo site é o meu preferido no mundo todo! hahaha Dá pra se perder lá dentro de tanta informação e artigo bom que tem pra ler!! Tô recomendando esses sites porque, até como jornalista, recomendam que a gente escute os dois lados e daí como crentes em Cristo, às vezes, o "lado de Deus" que a gente conhece não tem nada a ver com ele e é só um monte de regra que as pessoas inventaram.

Bem, amadinhos e amadinhas, eu vou terminar o post falando com você que ficou indignado com o que eu postei ou até meio triste por eu ter dito que se você está feliz e contente vivendo sem Deus, provavelmente vai viver separado dEle por toda eternidade, aí vai meu recado: Se você não quer viver com Deus durante os próximos 70 anos que te restam de vida, porque essa revolta toda quando eu digo que você não precisa viver com ele durante a eternidade?

Lembre-se que Deus cumpre todas as suas promessas e os seus planos. Se você for um verdadeiro discípulo de Cristo, a promessa é de que a graça cobrirá as suas falhas e você será salvo pela misericórdia de Deus. Se você não for um verdadeiro discípulo de Cristo, a promessa é que a ira de Deus foi preparada pra você que é filho da desobediência. Amém?



*Porca na garganta é sobre a porca de parafuso girando em sua garganta. O primeiro giro vai ser mega dolorido, o segundo giro também, mas quanto mais vezes essa porca girar na sua garganta, menos dolorido vai ficar. Até que a porca vai poder girar quantas vezes quiser sem que se sinta.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidos

Flickr Images

Formulário de contato