Cristo Deus

Deus falou ou é impressão minha? Parte II

07:36Carla Ribeiro


AVISO: Todos os posts sobre "Vida Cristã" serão publicados na quinta-feira. Os Meus Babados e sobre Intercâmbio devem sair na segunda-feira. Caso você não se identifique com postagens cristãs e relacionadas a Deus, não tem problema!! Volta aqui toda segundona e a gente continua nosso papo de mochileiro, beleza? 

Hoje eu vou tentar falar o que tenho pra falar sem demorar horrores como sempre faço. Vou passar pra vocês o que Deus foi me mostrando no livro de Neemias sobre como receber e perceber a resposta dEle.

1. Pergunte
[Neemias 1:4-11; Jeremias 29:12-13]

É, parece óbvio, mas tem gente que vem me dizer que não sabe bem o que fazer em tal situação, que não consegue enxergar a vontade de Deus e aí quando eu questiono se a pessoa já perguntou a Deus qual a vontade dele: "Er..."


Busque a vontade de Deus em jejum e oração. É, pois é, jejum! Aquilo que tem teeeeempo que você não faz, né? Mas o jejum nos ajuda a enfraquecer a carne e fortalecer o espírito, assim fica mais fácil estar sensível à resposta de Deus. Olha o que Neemias fez:

"Quando ouvi essas coisas sentei-me e chorei. Passei dias jejuando e orando ao Deus dos céus. Então eu disse: SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e terrível, fiel à aliança e misericordioso com os que te amam e obedecem aos teus mandamentos (...)".

E daí ele vai relembrando a Deus das promessas dEle e pedindo a Deus que o ajude quando ele for falar com o rei. O legal é que Neemias não ficou só se lamentando porque Jerusalém estava mais pra lá que pra cá e o povo estava bagunçando mais do que ajudando. Ele ficou triste, mas usou a tristeza como impulso pra orar, jejuar e buscar a ajuda de Deus.

2. Quando Deus fala, Ele provindecia pra que se cumpra
[Neemias 2:4, 11-12]

Daí depois de orar, jejuar e ir falar com o rei, o que aconteceu? Pois é, Artaxerxes deixou ele ir pra Jerusalém e ainda deu pra ele uma cartinha(!) de recomendação pra os outros reis deixarem Neemias passar por suas terras sem fazer mal a ele. Ou seja, se você acha que é a vontade de Deus fazer certa coisa, mas está tudo sempre dando errado: ore mais e leia a Bíblia pra ter certeza se é aquilo mesmo E MAIS se é o tempo certo pra fazer isso. Às vezes, você está colocando a carroça na frente dos bois e tentando fazer a coisa certa no tempo errado. A coisa certa no tempo errado é a coisa errada!

3. Quando Deus fala, Ele não muda de ideia
[Salmos 33:11; Malaquias 3:6; Tiago 1:17]

Essa daqui é interessante porque, às vezes, a gente ora e Deus responde. A gente aceita a resposta e tal, mas daí passa um tempo, as circunstâncias mudam na nossa vida e a gente ora de novo perguntando a mesma coisa a Deus! Olhe, amadinho em Cristo, vaso e vasa, servo, terra, pó.... Hahaha Se você já perguntou uma coisa a Deus e Ele já deu alguma resposta, não pense que por muito repetir, Deus vai pensar assim: "Ah, é, eu realmente não tinha olhado ainda por esse ângulo. Acho que você tem razão mesmo, vou mudar aqui minha vontade perfeita e ajustar ela ao que você quer".


Por exemplo: você quer ser missionário(a) e está que não se aguenta de vontade de fazer um seminário pra salvar almas perdidas com urgência, mas está bem no meio da faculdade que você (até ano passado) tinha convicção que foi Deus que abriu as portas pra você fazer. Olhe, eu vou te dizer algumas coisas:
a) Deus não mudou de ideia no meio do caminho e percebeu que era melhor deixar pra lá sua formação secular e que agora você tem que estudar só a Bíblia.
b) Deus não acha que você precisa de um curso de teologia pra falar dEle pra outras pessoas.
c) Deus usa seus parentes e familiares pra te dar uma luz aí nessa cabecinha de miojo [Provérbios 12:15] e te mostrar que, amado, você pode até beber todos os seminários e cursos teológicos de canudinho, mas experiência com Deus só vem quando você vive em obediência e quando você tem a diligência de terminar os projetos que começou.
d) Constância no que você entende como sendo a vontade de Deus também é importante!

Me delonguei nesse exemplo porque hoje em dia eu vejo uma galera que quer ser louca por Jesus, quer se jogar na vida de missão, se afastar do mundo pecaminoso da faculdade, se trancar num seminário e depois fazer missão ou pastorear igreja, mas já quer começar debaixo de rebeldia! Os pais falam, os tios falam, os conselheiros da igreja falam, o pastor aconselha e a pessoa está obstinada, não consegue olhar pros lados! Fico passada com quem pensa que se alguém aconselha você a se formar antes, ter paciência e continuar seu ministério na igreja local é porque essa pessoa está sendo usada pelo sete-pele pra te atrapalhar de fazer a vontade de Deus. É muita soberba, ces num acha não? Tipo "só eu sei o que Deus quer que eu faça, vocês estão todos errados". Mas sim, voltando aqui ao nosso tema principal, né? Hahaha

A vontade de Deus está também expressa na Bíblia e Deus não vai, de repente, decidir que é melhor ignorar a Bíblia e fazer outra coisa que vai dar mais certo. Nada que contrarie a Bíblia pode vir da boca do Senhor porque Ele é fiel à sua Palavra e não pode negar a si mesmo [2 Timóteo 2:13; Deuteronômio 7:9]. Ouviu, pó? Vou até repetir pra ver se fixa na mente de vocês: Nada que contrarie a Bíblia pode vir da boca do Senhor. Fale isso pro irmão que está do seu lado.

Foi por isso, gente, que Neemias sabia que o rapaz que mandou ele parar a obra e se esconder no templo, mesmo sendo amigo dele, não tinha sido enviado por Deus. Porque ele estava seguro do que era a vontade de Deus e ele sabia que quando Deus fala, ele não muda de ideia. [Neemias 6:11]

Então você quer ouvir uma resposta de Deus, mas o pastor não respondeu nada no sermão? Os louvores cantados domingo passado não tinham nada a ver com a sua angústia? O artigo que você leu no Facebook não diminuiu sua dúvida? O profeta foi na igreja e não apontou pra você já mandando um "eis que te digo"? Ótimo, isso significa que a sua resposta está na Bíblia e, da próxima vez, você já pode encurtar o período de espera por uma resposta e ir procurar na Bíblia, amém?

4. Quando Deus fala, Ele também usa sua capacidade de agir com lógica e inteligência
[Neemias 7:5]

Pode ser que só por você ter percebido uma necessidade na obra, isso já seja a voz de Deus em seu coração pra que você se mexa e colabore de alguma maneira. É muito mais eficiente colaborar e mudar as coisas de dentro pra fora de acordo com a vontade de Deus do que simplesmente ficar em oração e reclamação. Sim, isso aqui é pra você que acha que a igreja está cheia de gente falsa, hipócrita, fofoqueira, mentirosa e que vive de aparência. Você que queria que todo mundo fosse mais unido, que as pessoas te acolhessem mais, que as pessoas te julgassem menos e fossem mais gentis. Quem não queria, né?


Mas aí vai uma dica: a igreja também é você. Se você sair dessa e for pra outra que acha melhor, vai ver que lá também existem problemas inclusive até parecidos com esses que você está vendo aí. Se você simplesmente desistir de ser crente porque não aguenta mais os outros crentes ou se decepcionou demais, amado, eu quero te dizer que a sua casa estava construída sobre a areia. A areia são as pessoas que têm milhares de defeitos, que enchem o saco, que te magoam e te decepcionam profundamente, que julgam e que são até maldosas e não vivem o amor de Cristo. Isso é a areia, mas se você tivesse a sua casa construída na Rocha, ela podia até perder o telhado com um vendaval assim forte, mas nunca ia desistir completamente dAquele que te resgatou e te comprou com alto preço porque "ah, fulano é muito hipócrita" ou "ah, minha igreja tem muita regra".

Então você viu que o negócio não está andando? Ninguém na igreja conhece de Bíblia, ninguém na igreja vive o amor cristão, etc? A minha sugestão é que você se ofereça pra ajudar as crianças ou os adolescentes e comece a mudar essa realidade mudando o pensamento dessas pessoas que serão a igreja do futuro. Ensine biblicamente o que é o amor de Deus, ensine sobre o evangelho, passe adiante o que Deus já te ensinou ao invés de reclamar da fraqueza do outro. Ajude! Deus usa a sua capacidade de enxergar oportunidade nas adversidades.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidos

Flickr Images

Formulário de contato