Bar beer

Cultura Local I - Noruega

07:15Carla Ribeiro

Hei, vakre mennesker! ("Olá pessoas lindas" em norueguês, olhei no google haha)

Eu tinha dito que ia escrever hoje sobre o part-time job que você pode ter aqui em Oslo mesmo como estudante, mas me pediram nos comentários que eu falasse sobre a cultura dos noruegueses e o que eles fazem em sua rotina ou na night.



Eu pude observar algumas coisas sobre eles e vou tentar falar mais ou menos em tópicos:

1. Noruegueses não se importam de falar inglês. Todo mundo me pergunta se eles fazem cara feia, se eles se importam de conversar com você em inglês, se dá pra viver de boa falando só inglês e, gente, super dá! Todo mundo aqui fala um inglês que eu acho até mais fácil de entender do que o inglês da Irlanda, por exemplo. E eles não se importam de responder perguntas em inglês ou dar instruções em inglês. Isso do motorista do buzu até o caixa do supermercado.

2. Restaurantes são caríssimos, então se alguém for marcar pra jantar com você, vai ser geralmente na casa da pessoa ou na sua, daí vocês cozinham algo juntos, comem conversam e pronto.

3. As pessoas aqui vão muito ao cinema (kino em norueguês e eu achava que isso era uma rede de cinemas tipo o Cinemark haha), não é a toa que eles têm a maior sala de cinema do mundo. Já até fui lá com meu namorado, mas a gente teve que ficar num assento mais pro canto esquerdo e daí a imagem não fica 100% por que o negócio é enoooorme!  A entrada pra uma pessoa custa mais ou menos 42 reais e isso independente de ser na maior sala de cinema do mundo ou não, tá? É sempre entre 40 e 45 reais por pessoa.

4. Bebidas em bares (adivinha?) são caríssimas... Eu fui num bar aqui semana passada e reparei que os drinks estão a partir de 26 reais e os shots a partir de 22 reais, então nem os noruegueses compram tanto assim nos bares. Eles preferem fazer uma pre-party com todo mundo no apartamento de alguém, depois sair pra algum bar e comprar, no máximo, uma cerveja (que, desculpa, eu não vi quanto era) enquanto curtem a noite.

5. A idade mínima pra entrada em alguns bares é 21 e para outros 23, mas com menos de 21, você não vai a lugar nenhum, young lady/man. A não ser que dê seus pulos, né? Reza a lenda que eles deixam você entrar se tiver 19 e estiver num grupo de noruegueses que têm mais de 21. Quando eu fui, nem olharam meus documentos, acho que tenho cara de velha!! haha Mas ó, você não pode estar muito bêbado pra entrar nos bares aqui de Oslo. Se eles acharem que você já tá muito altinho, vão mandar você dar umas voltas no prédio antes de entrar, porque se a fiscalização pegar alguém no bar que esteja muito prá lá de Bagdá, o bar inteiro pode ser multado. Então aqui não rola aquilo de vexame porque sua amiga vomitou na pista de dança e você que vai ficar cuidando dela, etc.

6. Apesar do tópico acima, os noruegueses têm fama de beber demaaaaaais! As mulheres tanto quanto os homens. Eu acho que eles bebem bastante porque, como são mais fechados, acabam ficando mais sociais depois que bebem vinho, vodka ou o que seja durante as pre-parties. Ah, e existem lojas especializadas pra vender bebidas porque não se pode vender bebida em posto de gasolina, supermercado ou lojas comuns. Também é proibido veicular qualquer propaganda de bebida alcoólica! Imagina isso no Brasil, acho que a indústria de cervejas é uma das que mais movimenta dinheiro em anúncios no país...

7. Eu vejo sempre as pessoas saindo pra tomar café juntas, sentar e conversar sobre alguma coisa, mas um chocolate quente pode custar até 22 reais. Eu só compro chocolate quente se estiver no aeroporto pra buscar meu namorado ou pra ir pra Inglaterra porque o de lá custa 8 reais! Uhuuul! Mas acreditem que eu já paguei 22 por um chocolate quente na Starbucks (e esse é o preço normal nascoffee shops daqui, viu?). Na faculdade custa 10 reais.


                                          

8. Uma coisa engraçada sobre os noruegueses e que eu achei super diferente, mas meu namorado disse que também existe na Inglaterra, é que eles amam quiz. Sério, eles têm times profissionais só pra estudar certo assunto e depois sair pra algum bar onde vai rolar um quiz sobre, por exemplo, celebridades. Todo mundo ganha uma folha de papel com questões de múltipla escolha a respeito de um tema xis e depois entregam essa folha ao responsável. O grupo que fizer mais pontos, ganha. Geralmente não se ganha nada, só o status de melhor competidor de quiz, mas eu já joguei na faculdade uma vez e nossa equipe ganhou um vale-comida-grátis-na-cantina, o que foi muito válido porque, como eu já falei aqui, comida é caréeeeeeeesimo! haha

9.Noruegueses gostam de inverno gelado! A maioria das pessoas com quem eu conversei, reclamou que esse inverno tem sido muito quente porque só estamos tendo temperaturas de -7 a 2 graus e o normal nessa época do ano seria entre -15 e -25 graus. O ruim desse clima mais quente e meio indeciso é que, quando neva, a neve derrete logo e o chão fica completamente escorregadio, daí aquela corridinha básica pra alcançar o buzu pode se tornar um verdadeiro desastre.

                             



Com certeza eu esqueci de falar sobre alguma coisa importante na cultura deles, mas eu vou me lembrando e daí posso fazer um segundo post como esse pra contar sobre outras coisas que eu vi, ouvi e vivi nas ruas de Oslo! haha

Bem, pessoas, por hoje foi isso. Voltem sempre!!

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidos

Flickr Images

Formulário de contato